CURIOSIDADES DO VIDRO – 03

O vidro é um dos materiais mais versáteis do mercado, eles têm características distintas entre si e enquanto o ponto forte de um é a estética, do outro é a resistência, ou até mesmo questões climáticas e acústicas. O vidro, tema de hoje, se destaca por sua inteligência.

O vidro polarizado, também chamado de vidro inteligente, é parte de um grupo de inovações tecnológicas desenvolvidas, observando a automação das casas, assim, com só um “clique”, o vidro deixa sua transparência e vai criando uma certa opacidade, dando mais privacidade ao ambiente e mais conforto.

Alguns lugares já utilizam essa tecnologia que vem com força nos setores de hotelaria, consultórios médicos, bancos e prédios, esta opção é perfeita para portarias e salas de reunião.

Como ele funciona?

Vamos começar pela sua fabricação: ele é parecido com o vidro laminado; são intercaladas duas chapas de vidro com uma película de PVB (polivinil butiral), sendo ela a responsável pela ligação das chapas. A diferença fica a cargo da película, que no vidro inteligente é de cristal líquido (LCD), um material chamado de Liquid Glass ou Polyvision. Em seu estado natural, a película contém moléculas dispersas desalinhadas, o que deixa o vidro opaco.

Ao acionar o botão, as moléculas são polarizadas e organizadas, dando transparência ao vidro. Isso acontece por meio de energia elétrica.

E para fechar com chave de ouro:

O “botão” que citamos, não precisa ser necessariamente um botão. O comando pode vir por meio do aplicativo de celular ou através de sensores de forma automática.