Vidro fotovoltaico

[player id=1213]

A busca por soluções que contribuam com a redução dos impactos ambientais, e promovam economia e sustentabilidade, é algo contínuo. O vidro fotovoltaico é uma das novas tecnologias de sucesso do mercado, devido a geração de energia elétrica que ele promove.

Essa geração de energia elétrica do vidro fotovoltaico ocorre através de chapas produzidas com células solares transparentes em seu interior, conhecida também como película fotovoltaica. Um dos grandes diferenciais desse produto é a geração de energia limpa e o valor bem mais baixo, se comparado às placas tradicionais fabricadas a partir do vidro termoendurecido.

Essa solução pode ser instalada nos mais diversos ambientes e aplicações, seja em janelas, portas, fachadas, envidraçamento de sacadas, coberturas e etc., desde que haja interação com os raios solares para que seja possível a geração de energia elétrica. A taxa de conversão pode variar entre 8% e 16% e a transparência do vidro fotovoltaico consegue alcançar a média de 85%.

Uma aplicação muito interessante é na construção de edifícios que irão receber “pele de vidro”. Além de tornar o prédio muito mais bonito e moderno, essa solução agrega valor imobiliário e gera economia de energia elétrica, chegando ao ponto de gerar mais energia do que de fato o edifício irá utilizar.

Outra aplicação interessante do vidro fotovoltaico são os telhados de vidro, que diferentemente das placas solares, contam com design inovador. E são mais direcionados para obras residenciais e comerciais, tendo em vista que nem sempre as placas fotovoltaicas serão aplicáveis dependendo do projeto, por conta de seu formato característico.

Um grande diferencial do vidro fotovoltaico é que não é possível notar a olho nu diferenças marcantes dele para o vidro convencional, pois, não há nenhuma característica marcante nesse último, porque, considerando que as células solares aplicadas nele são transparentes.

Entre as células usadas em sua fabricação estão a de silício, de filme fino e solares orgânicos. As células são colocadas entre as duas peças laminadas de vidro, permitindo não só a passagem de luz natural, como também a geração de energia elétrica. Por sua vez, a eletricidade é produzida através de fios metálicos inseridos no visor.

Os vidros fotovoltaicos podem receber diferentes cores e tons, e as lâminas fotovoltaicas não interferem na cor do vidro, entretanto, quanto mais transparente, maior será a geração de energia. Se você possui um prédio, residência ou qualquer que seja a obra, o vidro fotovoltaico pode ser instalado em construções que não sejam novas necessariamente.

Edifícios antigos, ao receberem essa tecnologia, irão economizar energia ao utilizarem esses vidros no controle das altas despesas promovidas pelo uso de ar-condicionado, principalmente.

Por ser uma energia limpa, os vidros fotovoltaicos contribuem com a preservação do meio ambiente. Hoje os vidros fotovoltaicos são produzidos com filmes a base de silício, mas no futuro, espera-se utilizar células orgânicas.       A ideia é que daqui algum tempo, possamos sair de casa tranquilos, e caso nossos celulares sejam esquecidos, eles se carregariam sozinhos, somente com a energia solar.

Não é à toa, que por causa da alta na conta de luz, a energia solar vem sendo buscada por diferentes consumidores e pode ser de grande ajuda para modificar as vendas e ser uma solução inovadora.

Esse material tem a capacidade de evitar que entre muito calor no ambiente, já que parte desse calor vai ficar contido na peça para gerar essa energia. E ainda permitirá a entrada de luz natural, o que faz com o que o proprietário do local não gaste também com muita energia elétrica usando iluminação artificial.

Podemos destacar por fim, que o processo do vidro garante um resultado superior aos painéis solares. Isso porque, quando o modelo fotovoltaico absorve e converte a luz solar em eletricidade, os fios metálicos presentes em sua composição realizam a condução dessa energia fabricada para baterias de armazenamento. Ou seja, se o usuário produz mais energia do que está gastando, ele ficará com um crédito na companhia de energia elétrica de sua região.