VIDRO E SUSTENTABILIDADE

Já não é um fato desconhecido o quanto o vidro é um material que tem longa vida útil, o que pode fazer com que no meio desse tempo, ele deixe de exercer a função pela qual foi produzido. Uma saída para que isso não acabe prejudicando o meio ambiente é a reciclagem.

Esse conceito é uma das bases da sustentabilidade; dar um novo destino a algo que já “não serve mais”, evitando desperdício e poluição.

No caso do vidro, não existe restrição alguma para que se faça a reciclagem deste material, e também não existe perda nesse processo, o que significa que se você tentar reciclar 1 quilo de vidro, no final você ainda terá o mesmo 1 quilo de material, que mantém 100% de suas propriedades físicas e químicas independentemente do processamento.

O vidro tem um tempo de decomposição estimado em 5 mil anos! Imagine não reutilizar este material e deixar que se acumule por todo este tempo. Sem dúvidas, a reciclagem é de extrema importância!

Na construção não temos grande demanda por material nessa fase de reciclagem, mas na área das reformas, existe uma demanda considerável, ainda mais se levarmos em conta que muitas pessoas não sabem como descartar o material.

E como eu posso reciclar o vidro?

            Aqui vão algumas dicas simples de como podemos fazer a nossa parte:

  • Usar chapas de vidro como prateleiras, assim damos um novo significado à peça;
  • Entrar em contato com empresas especializadas em coleta seletiva ou ainda os “caqueiros” que trabalham exclusivamente com o vidro;
  • Mas se você achar que não compensa reutilizá-lo para decoração ou não conseguiu contato com nenhuma cooperativa, outra solução é procurar vidraceiros da área de transformação.