HISTÓRIA DO VIDRO 03 – BRASIL

E nossa aula de história do vidro chega a produção de vidro no Brasil, onde a história do material se entrelaça a história da chegada dos portugueses. Que como já é de conhecimento, em diversos relatos de historiadores, o vidro chegou ao Brasil por meio de Pedro Álvares Cabral, em 1500, sendo seu presente aos índios.

Depois disso, o vidro foi produzido por quatro artesãos holandeses em Pernambuco (saiba mais em “curiosidades do vidro 02”). E após a saída deles do Brasil, levou muito tempo para que o vidro voltasse a ter origem brasileira.

A vinda da Família Real, desencadeou a produção de muitas coisas e é claro, o vidro passou a ser requisitado, e em 1810, foi inaugurada a primeira produtora vidreira no Brasil, a Real Fábrica de Vidros da Bahia, em Salvador, que funcionou até 1825.

Mas em 1861, houve a 1ª Exposição Nacional de Produtos Naturais e Industriais”, exibindo variedades de produtos manufaturados. Apresentando as pessoas o que se produzia em vidro por aqui, que eram apenas alguns tipos simples de garrafas, garrafões, frascos e globos para lampiões. A produção era toda feita por pequenas manufaturas de vidreiros portugueses, que herdaram a cultura e a técnica.

Sendo assim, era necessário importar certos produtos de vidro, como janelas, lustres e outros itens aclamados pela nobreza e elite da época. Essa foi a realidade do ramo vidreiro por anos até a revolução industrial que chegando ao país transformou a manufatura e proporcionou uma fabricação nacional do vidro como um todo.