Lapidação de Vidros
Lapidação de Vidros
A lapidação de vidros é um processo que dá acabamento ao material, sua função é de retirar o corte das bordas das chapas de vidro, o que deixa mais seguro e aumenta a resistência do material contra trincas e quebras, sendo assim uma etapa muito importante da fabricação. A lapidação destaca ainda mais os recortes do vidro, ressaltando a beleza do material e agregando valor ao produto.
O processo era feito com discos de ferro fundido com pedra ou areia, mas ao longo do tempo se modernizou para atender uma demanda maior e entregar mais qualidade. Agora a lapidação automatizada é realizada por meio de rebolos diamantados pressionados manualmente na superfície do vidro ou pelas máquinas de lapidação.
A próxima etapa é passar o vidro por um rebolo de polimento para garantir seu brilho original, e por ser um material sofisticado, é preciso se atentar para manter uma perfeita simetria e estética para que sua aplicação tenha o objetivo alcançado.
Essa técnica é muito usada na produção de tampos de mesas de vidro e espelhos, e também é bastante utilizada na produção de peças artísticas e decorativas.
Comentários